O CIMVI

Tudo começou há 20 Anos, quando em razão de problemas ambientais comuns, decorrentes de atividades próprias do crescimento econômico-social, os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

O CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí constitui-se como um Consórcio Público de Direito Público, multifinalitário, que tem entre suas principais atribuições a promoção de atividades ligadas a Cultura, Esporte e Turismo, com a implantação dos prestigiados Circuitos de Cicloturismo e Caminhante dentre outros produtos como de aventura e passeio, implementação pioneira no Brasil do Programa de Licenciamento Ambiental em parceria otimizada com os municípios aderentes e o serviço de Saneamento em Resíduos Sólidos, através da gestão e disposição final no aterro sanitário consorciado estabelecido no município de Timbó. Também são objetivos do CIMVI:

  • A gestão associada de serviços públicos ou de interesse público;
  • Promoção do uso racional dos recursos naturais e a proteção do meio-ambiente;
  • Gestão e a proteção de patrimônio urbanístico, paisagístico ou turístico comum;
  • Ações e políticas de desenvolvimento urbano, socioeconômico local e regional;
  • Aquisição ou administração de bens para uso compartilhado dos Municípios consorciados;

Atualmente, 15 municípios fazem parte da entidade: Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Gaspar, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Tudo começou há 20 Anos, quando em razão de problemas ambientais comuns, decorrentes de atividades próprias do crescimento econômico-social, os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, situados no Médio Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina, firmaram intenção de cooperação mútua e constituição de pessoa jurídica para a promover a gestão consorciada de atividades ligadas a recursos ambientais.

Tal intento restou concluso em agosto de 1998 quando, com base no artigo 47 da Lei que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, foi constituído em forma de associação civil sem fins econômicos, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Benedito. Em Janeiro de 2003, ingressaram no Consórcio os Municípios de Apiúna e Ascurra, passando a partir de então, a ser denominado Consórcio Intermunicipal do Médio Vale. No mesmo ano, respectivamente em fevereiro e maio, ingressaram os Municípios de Indaial e Pomerode e no ano de 2013 ingressaram os Municípios de Botuverá, Gaspar e Guabiruba. Em 2017 os municípios de Ilhota, Luiz Alves e Massaranduba, somando assim um contingente de 330.579 habitantes (dados do IBGE, 2016).

Nossos Presidentes

Conheça todos os presidentes que contribuíram para o CIMVI crescer e gerar valor para o Vale Europeu ao longo dos anos.

Jean Michel Grundmann

2019

Paulo Roberto Weiss

2017-2018

Hartwig Persuhn

2016

Sergio Almir dos Santos

2015

Hartwig Persuhn

2013-2014

Carlos Alberto Pegoretti

2012

Laurino Dalke

2011

Carlos Alberto Pegoretti

2009-2010

Olimpio José Tomio

2008

Jamir Marcelo Schimidt

2007

Carlindo Alberto Persuhn

2005-2006

Laurino Dalke

2004

Waldir Ladehoff

2003

Marildo Domingos Felippi

2001-2002

Hélio José Fiamoncini

1998-2000